Diário de um Pipoqueiro

Comparar para inovar e crescer.

Durante o café da manhã, enquanto conversávamos sobre a habilidade de empresas estrangeiras em criar produtos inovadores, bons e extremamente vendáveis (tudo surgiu analisando uma antiga e famosa marca de corn flakes), minha esposa sugeriu uma reflexão sobre o assunto de maneira simples e direta. Pessoas e empresas de países desenvolvidos fazem um intercâmbio muito grande entre si, tanto a negócios como a passeio. Para aqueles que tem foco em busca de oportunidades, essas viagens são um banquete de ideias criativas que podem ser garimpadas e desenvolvidas de acordo com a realidade cultural e mercadológica do país de origem. Muitos produtos ditos inovadores surgiram assim, recriando ideias preconcebidas.
O Brasil viveu por muito tempo fechado em si, tolerante com seus próprios produtos e serviços. Agora, aos poucos, está se abrindo, assim como vem sendo alvo de holofotes externos. A oportunidade de crescer e inovar é urgente. Devemos deixar de ser tolerantes com nosso atual padrão de qualidade para sermos mais inconformados e exigentes. Os grandes homens da história só foram grandes porque pensaram grande, e acima de tudo eram eternos seres inconformados, incomodados e proativos. Um país que almeja crescer precisa ter esse espírito. Um empreendedor que deseja mudar o mundo à sua volta, ou à volta do seu produto, também.
Se ainda não podemos viajar para o exterior, que façamos a lição de casa dentro do nosso próprio Estado. Com sentidos aguçados e alertas, claro. Isso significa que, se vc for para a praia, não vá apenas pensando em mar e descanso. Observe os vendedores ambulantes, tendências de moda, arquitetura das casas e o porquê delas serem assim; entre nas lojinhas de artesanato não apenas pensando no que comprar, mas também nas novidades. E se não há novidades, o que poderia ser diferente que não foi feito até hoje. Qual o diferencial, bom ou ruim, que o hotel onde está hospedado tem a oferecer? O que poderia ser melhor? As informações turísticas estão claras? Qual aplicativo poderia ser desenvolvido ou melhorado para atender melhor este público? Enfim, são inúmeros pontos a serem observados, e este é um grande exercício que devemos praticar sempre. Como eternos inconformados.

Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Toshio Hito

Toshio Hito

Ex-pipoqueiro de rua, empresário, palestrante, apresentador, escritor e mentor. Fã de quadrinhos, cinema, violão e karaokê. Tentei a sorte nas fábricas do Japão mas tive que recomeçar a vida como pipoqueiro de rua aos 36 anos, com minha esposa. Um empreendimento ambulante que se transformou na ideia que revolucionou o mercado de pipocas doces no Brasil, com a Pop´s Fantasy - uma história que foi contada no Fantástico no quadro Tive uma Ideia! Hoje também me dedico a compartilhar o conhecimento adquirido, reunindo teoria e prática do que de fato funciona para quem tem o desejo ardente de transformar negócio e vida em empreendimentos de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress